Erasmus+__Covilhã.Forma

Educação e Formação visa:

  • Promover o desenvolvimento de uma Europa do conhecimento, a todos os níveis da educação e formação.
  • Contribuir para a internacionalização e a excelência do ensino e formação na União Europeia, incentivando a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor, e promovendo a igualdade, a coesão social e a cidadania ativa.
  • Contribuir para alcançar os objetivos de crescimento inteligente, sustentável e inclusivo da Estratégia Europa 2020, através do desenvolvimento do ensino pré-escolar, diminuição do abandono escolar, melhoria da formação profissional, aumento do número de licenciados na Europa, e aumento da empregabilidade de jovens e adultos.
     
     
     

     

    O PROJETO COVILHÃ.FORMA

    O consórcio Covilhã.Forma foi criado em 2014 com a intenção de dar uma resposta à vontade demonstrada por cinco escolas do concelho da Covilhã (ES Qta. das Palmeiras, AFTEBI, ES Campos Melo, EPA Qta. da Lageosa e ES Frei HeitorPinto). Tendo os últimos participantes do Covilhã.Forma regressado em dezembro de 2015, considerou-se estarem reunidas as condições para propor uma nova edição do projeto. O coordenador de consórcio do Covilhã.Forma II é a Câmara Municipal da Covilhã, estando a seu cargo a gestão do consórcio e do projeto. Tal como em 2014, para esta candidatura apenas serão considerados os alunos de formação profissional de nível secundário ou pós-secundário.

    O objetivo principal deste projeto é a potenciar a empregabilidade de jovens profissionais competentes e consequente promoção da fixação humana no concelho da Covilhã. Ao nível dos objetivos específicos podemos referir:

    - Combater o abandono e absentismo escolar promovendo novas experiências, de caráter internacional, aos alunos

    - Garantir a dinamização de projetos de caráter nacional e internacional

    - Potenciar a qualidade na organização escolar e promover a visibilidade das escolas

    - Promover o Ensino Profissional como uma alternativa de qualidade

    - Promover a inclusão social de jovens em desvantagem socioeconómica

    - Garantir profissionais qualificados nos mais diversos setores económicos do concelho

    - Continuar a desenvolver políticas e ações de apoio aos jovens do concelho

    - Construir novas redes de parceria local e internacional

    Contribui-se assim para o desenvolvimento das escolas e do concelho, promovendo o crescimento e desenvolvimento socioeconómico e a melhoria do bem-estar da população da Covilhã. Para atingir estes objetivos o projeto prevê a realização das seguintes atividades:

    - 34 Mobilidades para realização de um programa de estágio em contexto internacional. Estágio curricular/profissional (Escolas) / 56-90 dias / Itália, Franca, Espanha, Reino Unido, Rep. Checa, Polónia e Irlanda. Para alunos do ensino profissional: cursos de formação profissional de nível 4 e ensino tecnológico pós-secundário, de nível 5.

    -  2 Mobilidades para realização de um programa de job-shadowing / 5 dias / Província Reggio Emilia, Itália

    A distribuição do número de mobilidades por escola teve em conta a dimensão das escolas, assim, a ES Campos Melo realizará 10 mobilidades, enquanto as restantes realizarão 6 mobilidades. À semelhança do anterior projeto, incluirá mobilidades de alunos em estágio curricular e recém-diplomados em estágio profissional não remunerado.