Acessos: 6558

15 de março 2024

Realizou-se hoje na Biblioteca Escolas, para a turma do 12º ano TPA, uma Sessão de Esclarecimento sobre "Pedido Único - Subsídio Agrícola e Potencial da Carreira dos Jovens na Associação de Jovens Agricultores de Portugal (AJAP)", esta atividade está integrada no ciclo de Jornadas Técnicas de Produção Animal e nas atividades da Biblioteca.

Captura de ecrã 2024 05 08 103727

 

6 de março 2024

Ontem, decorreu na Biblioteca Escolar, o workshop sobre "Vespa velutina nigrithorax spp", para as turmas do 10º TPA/TGE e 11º TPA. Esta atividade está relacionada com o trabalho de PAP do aluno Bruno Valente e do Núcleo de Apicultura da Escola.

Captura de ecrã 2024 05 08 094754

 

5 de dezembro 2023

Está patente, na nossa Biblioteca Escolar, e até ao dia 15 de dezembro, uma exposição evocativa dos "100 anos do nascimento de Eduardo Lourenço 1923 - 2023".
Pretende-se fazer uma viagem pela vida e obra, deste ensaísta e filósofo beirão.
 

Captura de ecrã 2024 01 04 122402

 

29 de novembro 2023

Realizou-se na Biblioteca Escolar, e para a turma do 12º ano TPA, uma ação sobre "Sémen de Suínos AIM CIALA – Especialistas em Reprodução de Suínos", pelo Eng.º João Santiago!

Captura de ecrã 2024 01 04 122143

 

21 de novembro 2023

Realizou-se na Biblioteca Escolar, para a turma do 11º ano TPA, um workshop sobre "Maneio de Bovinos de Leite", integrado nas Jornadas de Produção Animal - Grandes e Pequenos Ruminantes - Maneio e Problemas Higiossanitários, pelo Dr. António Alvaro Lopes.

Captura de ecrã 2024 01 04 121650 

 

7 de novembro 2023

A nossa Biblioteca Escolar em plena atividade!

Captura de ecrã 2024 01 04 121049

 

31 de outubro 2023

Hoje realizou-se na Biblioteca Escolar, a atividade subordinada ao tema, "Regras Formais vigentes para as Provas de Aptidão Profissional". Esta atividade é dirigida aos alunos do 12º ano (TPA e TGE).
Tem por objetivo debater as regras formais das PAP, e reforçar as metodologias de apoio ao processo de elaboração/concretização destas provas.
 
sessao4

 

19 de outubro 2023

Realizou-se na nossa Biblioteca Escolar, a exposição fotográfica "Momentos do Dia Europeu do Desporto na Escola".

cap biblioteca

 

10 de outubro 2023

Realizou-se hoje, na Biblioteca Escolar, para os alunos do 10ºano a ação sobre, "O Perfil Profissional do Curso Técnico de Produção Agropecuária - Que profissional a formar", e "O Perfil Profissional do Curso Técnico de Gestão Equina - Que profissional a formar".

sessao3

 

9 de outubro 2023
 
Realizou-se hoje, no espaço da Biblioteca Escolar, para o 8º ano a ação sobre "O Perfil Profissional do Curso de Educação Formação - Sapador Florestal - O exercício das funções de gestão florestal e de defesa da floresta".
 
sessao2

 

1 de junho 2023

Projeto - ESCOLA A LER – “Jogos Matemáticos – Jogos Abstratos”
A história da matemática mostra que grandes matemáticos de todos os tempos se dedicaram ao que, na altura se poderia chamar jogos. Este livro dedica-se ao que se convencionou chamar jogos abstratos, ou jogos de estratégia, também referidos muitas vezes como “jogos matemáticos”.
O livro divide-se nas seguintes partes:
1) Este capítulo contém uma breve secção histórica e uma secção que mostra um pouco do cenário atual dos jogos de tabuleiro;
2) Uma secção de jogos para dois jogadores, onde se descreve o material necessário, as regras de cada jogo e ainda um conjunto de notas que incluem sugestões táticas e exemplos de partidas ou posições;
3) Uma secção de jogos analisáveis matematicamente, como é o caso do Nim e dos jogos em grafos;
4) Uma secção de jogos para três jogadores. Quando se juntam mais do que dois jogadores, toda a complexidade social começa a surgir (alianças, ameaças, bluff), sendo necessário ter muita atenção na conceção do jogo para que este se mantenha interessante e não se torne apenas um confronto de personalidades (e de discussões extrajogo…);
5) Um glossário, onde pode encontrar explicada a notação usada para referir jogadas e casas dos tabuleiros.
Os jogos são tão antigos como a humanidade. Em todas as civilizações encontramos uma prática lúdica. Desde os primeiros jogos de dados, passando pelos clássicos xadrez e Go, os jogos têm estado sempre presentes. É uma atração tanto antiga como atual – nunca se inventaram tantos jogos, nunca se jogou tanto como nos nossos dias. Os jogos constituem uma das facetas incontornáveis da cultura humana.
Neste livro não se pretende mostrar as regras do xadrez nem das damas. O objetivo é apresentar um conjunto de jogos considerados bons candidatos a ocupar tempo livre do leitor entre a família e os amigos que pretendem um desafio intelectual satisfatório, proporcionando longas horas de prazer lúdico.
“Não há homens mais inteligentes do que aqueles que são capazes de inventar jogos. É aí que o seu espírito se manifesta mais livremente. Seria desejável que existisse um curso inteiro de jogos tratados matematicamente.” Leibniz, 1715
Dra. Licínia Maria Nunes
(Docente da disciplina de Matemática, da Escola Profissional Agrícola Quinta. da Lageosa)
 
bibli5

 

17 de maio 2023

Projeto - ESCOLA A LER – “Manual Prático de Equitação – The British e The Pony Club””
Esta publicação é o primeiro grande manual prático traduzido para Português, que vai ao encontro de
uma equitação moderna e atual. Nela poderemos encontrar as denominações teorias e práticas do
cavalo, princípios de bem-estar do cavalo assim como a base do treino e das modalidades olímpicas.
Eu aconselho esta publicação devido à forma básica e simples com que ela aborda a equitação e o cavalo.
Nesta publicação temos temas preponderantes no maneio equino:
⦁ Cuidado e tratamento do Cavalo;
⦁ Os princípios básicos do ensino do cavalo;
⦁ Modalidades equestres, e as suas especificidades;
⦁ Cuidado e tratamento de materiais para Equitação;
⦁ Identificação e classificação dos cavalos assim como a sua conformação.
Eng.º Hugo Viana Crespo
(Docente da disciplina de Equitação e Formação em Contexto de Trabalho da Escola Profissional Agrícola Quinta. da Lageosa)
 
bibli4

 

3 de maio 2023

Projeto - ESCOLA A LER – “Répteis e Anfíbios – Um guia para identificar facilmente 126 répteis e anfíbios”
Este livro escrito por dois importantes paleontólogos britânicos, de renome, Pamela Forey e Peter Forey, reflete o seu conhecimento sobre a evolução dos répteis e anfíbios. Os Foreys, investigaram a origem e a diversificação desses grupos de animais, incluindo o estudo de fósseis que revelam a evolução dessas espécies ao longo do tempo.
Uma das suas principais contribuições para o estudo dos répteis e anfíbios incide sobre o desenvolvimento de uma nova teoria sobre a evolução dos vertebrados nomeadamente répteis, aves e mamíferos. Propuseram que os amniotas evoluíram a partir de um grupo de tetrápodes (animais de quatro patas) que desenvolveram ovos com casca dura, permitindo a sua reprodução em ambientes terrestres.
Além disso, os Foreys também estudaram a evolução dos anfíbios modernos, como sapos e salamandras, e sugeriram que essas espécies têm uma origem mais antiga do que se pensava anteriormente, remontando a cerca de 365 milhões de anos atrás. Os seus estudos e teorias contribuíram, significativamente, para a compreensão da evolução dos répteis e anfíbios e continuam a ser referência para os investigadores na área. O seu trabalho tem sido fundamental para o avanço do conhecimento sobre a evolução destes animais e a sua relação com o meio ambiente ao longo do tempo geológico.
Este livro é, portanto, um guia prático que permite identificar 126 répteis e anfíbios da Europa e que pela sua descrição e informação, facilita todo o processo de identificação. Deste modo, trata-se de um livro de apoio a várias disciplinas, nomeadamente, Ciências Naturais e Biologia.
Dr.ª Sofia Catarina Jorge
(Docente da disciplina de Ciências Naturais e Biologia da Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa)
 
bibli3
 

20 abril 2023

Está patente na nossa Biblioteca Escolar, uma exposição subordinada ao tema: "Direitos Humanos em Banda Desenhada", de 19 a 28 de abril de 2023. Expõem-se os trabalhos realizados pelos alunos de diversas escolas do País.
 
bibli2

 

18 de abril 2023

Projeto - ESCOLA A LER
O livro "Oportunidades em Química: hoje e amanhã", de George Pimental e Janice Coonrod, enfatiza a importância da química em diversas áreas, desde a produção de medicamentos até à energia renovável, ou seja, realça a resposta das ciências químicas às necessidades da sociedade.
Os autores, apresentam aos leitores, as diversas possibilidades das ciências químicas, destacando as mudanças e avanços tecnológicos que têm transformado o setor da química nos últimos anos, bem como as áreas de pesquisa e desenvolvimento mais promissoras.
Abordam, igualmente, os desafios que a indústria química enfrenta, como a questão da sustentabilidade e os avanços em tecnologias como inteligência artificial e nanotecnologia.
Este livro, traduzido do original americano, "Opportunities in Chemistry: Today and Tomorrow”, pode funcionar como um guia abrangente e informativo para aqueles que desejam saber mais sobre as ciências químicas. Pode ainda significar uma oportunidade de carreira nesta indústria e responde, muito bem, à multiplicidade de desafios que os avanços da química em relação com o equilíbrio difícil, entre maximizar benefícios e minimizar problemas, possam encontrar, neste livro, respostas e inspiração.
Dr.ª Susana Maria Magalhães
(Docente da disciplina de Química da Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa)
 
bibli1

 

15 de março 2023

Projeto – ESCOLA A LER – “Manual del Porcicultor”
A produção de suínos é uma temática atual que prima pela eficiência em diversos domínios, os quais desde longa data têm sido objeto de investigação por parte do ITP – Institut Technique du Porc.
No momento atual, a competitividade do mercado mundial é um aspeto premente, para a viabilidade das explorações e do setor da suinicultura no nosso país.
Os custos de produção incidem no produtor, que vê limitada a sua margem de lucro. Por outro lado, a produtividade da exploração, depende do nível técnico e é da responsabilidade do proprietário. No atual contexto, a produtividade é a chave do sucesso e da rentabilidade da exploração. Para os mais eficientes, a dimensão e a integração da produção tornaram-se a estratégia dos player's a nível nacional e internacional.
A vasta e longa experiência e Know How do ITP, culmina nesta obra com um conjunto de temáticas vitais para a área.
Esta obra editada pela prestigiada Editorial Acribia, proporciona aos potenciais visados – produtores, técnicos, professores, estudantes, um manancial de informação produtiva e técnico económica determinante para a viabilidade económica das explorações de suínos.
Para quem aprecia, o Manual del Porcicultor é uma obra cativante – uma leitura desafiante!!
Eng.º Paulo Geraldes Marques
(Docente das disciplinas de Economia e Gestão Agrícola e Contabilidade e Agricultura, da Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa).
 
335878394 171273201976886 4966921499381397302 n

 

8 de março 2023

Comemora-se hoje, 8 de março, o “DIA INTERNACIONAL DA MULHER”.
Neste dia, na Biblioteca Escolar, é possível visitar, uma exposição subordinada ao tema: "Mulheres que Mudaram o Mundo". Expõem-se os trabalhos das pesquisas realizadas pelos alunos.
Estarão também expostos alguns livros de várias escritoras, integrando esta iniciativa e como forma de divulgação do fundo documental da BE - projeto "Escola a Ler".
Esta é uma iniciativa da disciplina de Educação para a Cidadania de Escola de Escola (EECE), do Departamento de Humanidades e da Biblioteca.
 
334977908 3289848837934243 4600731727003473076 n333526927 547053424073995 5599985619918663291 n330314570 216662984252912 5686852406679773415 n334992206 484515630405762 7143987041963556534 n

 

1 de março 2023

333441075 1365309740969977 7222416225900742267 n333978569 943604043750833 5550787267883141423 n

 

10 de fevereiro 2023

Projeto - ESCOLA A LER – “A Decadência da Arte de Mentir e a Decadência da Mentira: Uma Reflexão”
Este livro escrito por dois escritores brilhantes, Mark Twain (1835-1910) e Oscar Wilde (1854-1900), aborda o tema da mentira de forma incisiva e mordaz. Saliento que estas reflexões estão ancoradas no tempo (século XIX), não deixando de ser surpreendente a atualidade do tema. Como refere Twain, “Mentir é uma necessidade das nossas circunstâncias – é evidente, pois, a dedução de que se trata de uma virtude”. Por sua vez, Wilde considera que esta forma de afirmar ou infirmar por alguém que sabe estar a falsear a realidade, é, por si, uma arte, mas de um ponto de vista específico. Segundo Wilde, o ato de narrar coisas falsas e belas, é o propósito da Arte, estando aqui implícita uma transformação. Por exemplo um romancista, um poeta ou um pintor, transforma e/ou faz a imitação da Vida, emprestando-lhe beleza ou aquilo que a realidade não mostra ter; o contrário também é válido, sendo, para ele, a supremacia da Arte sobre a Vida. Este livro, de reflexões escritas com engenho e arte, transportam-nos para uma realidade aparente e extraordinária, que vale a pena ler. Tal como considera Wilde a missão sublime da mentira, sem a beleza da sua transformação em arte, é repugnante.
Eng.º João Silveira Pinto
(Coordenador da Biblioteca Escolar, Dr. Júlio de Campos Melo e Matos, da Escola Profissional Agrícola Quinta. da Lageosa)
 
livrobib

 

25 de janeiro 2023

"A equipa do projeto “Escola a Ler”, lança a iniciativa de divulgação do fundo documental existente na nossa biblioteca, nomeadamente o que foi adquirido ao abrigo deste projeto. Inscreve-se nas atividades “Projeto pessoal de leitura”; “Tempo para ler e pensar” e “Vou levar-te comigo”.
Trata-se de uma atividade que contará com a colaboração dos colegas, a qual se concretiza com a divulgação periódica de livros, com interesse, para leitura ou consulta da comunidade escolar.
Divulga-se a capa do livro sugerido e um pequeno texto do proponente. Esta iniciativa começa com o livro “Guia de Aves” de Assírio & Alvim, sugerido pelo colega Agostinho Ferreira, que o recomenda realçando o seu interesse.
Esta informação será divulgada pelos meios habituais e ainda num espaço reservado para o efeito, na Biblioteca."
 
conbiblio

 

11 de novembro 2022

biblio2

 

11 de outubro 2022

biblio1

 

4 de outubro 2022

biblio

 

5 de maio 2022

Assinala-se hoje, dia 5 de maio, o "Dia Mundial da Língua Portuguesa".
Esta iniciativa integra, também, a ação "Escola a Ler 21/23".
A nossa BE está na iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares, “Latitudes da Língua Portuguesa”, que afirma a língua portuguesa como plataforma global de entendimento e partilha entre alunos/escolas de diversas regiões e culturas do mundo e que decorre ao longo deste dia.
 
livro

 

23 de abril 2022

Hoje, o Dia Mundial do Livro.
Pretende-se realçar a importância da leitura e a importância do livro.
Com este objetivo, a BE, produziu um vídeo alusivo que partilhamos com a comunidade escolar.
 
livro

 

22 de abril 2022

Comemora-se hoje o "Dia da Terra".
Trata-se de uma iniciativa da BE da EPAQL e do Programa Eco Escolas da EPAQL.
Um Bom Dia da Terra!
 
terra

 

17 de março 2022

Missão cumprida, entrega de bens alimentares, produtos de higiene, e roupas às entidades responsáveis para entrega à Ucrânia!

entr1

entr3 entr2

________________________________________________________________________________________________________________________

8 de março 2022

A iniciativa "Ajudar a Ucrânia" iniciou-se esta semana na Biblioteca Escolar com o apoio da Associaçãode Estudantes, e já está a encher caixas! A campanha continua, vamos ajudar!

ucra 2    ucra 3 

ucra 1