1 de junho 2023
Projeto - ESCOLA A LER – “Jogos Matemáticos – Jogos Abstratos”
A história da matemática mostra que grandes matemáticos de todos os tempos se dedicaram ao que, na altura se poderia chamar jogos. Este livro dedica-se ao que se convencionou chamar jogos abstratos, ou jogos de estratégia, também referidos muitas vezes como “jogos matemáticos”.
O livro divide-se nas seguintes partes:
1)
Este capítulo contém uma breve secção histórica e uma secção que mostra um pouco do cenário atual dos jogos de tabuleiro;
2) Uma secção de jogos para dois jogadores, onde se descreve o material necessário, as regras de cada jogo e ainda um conjunto de notas que incluem sugestões táticas e exemplos de partidas ou posições;
3) Uma secção de jogos analisáveis matematicamente, como é o caso do Nim e dos jogos em grafos;
4) Uma secção de jogos para três jogadores. Quando se juntam mais do que dois jogadores, toda a complexidade social começa a surgir (alianças, ameaças, bluff), sendo necessário ter muita atenção na conceção do jogo para que este se mantenha interessante e não se torne apenas um confronto de personalidades (e de discussões extrajogo…);
5) Um glossário, onde pode encontrar explicada a notação usada para referir jogadas e casas dos tabuleiros.
Os jogos são tão antigos como a humanidade. Em todas as civilizações encontramos uma prática lúdica. Desde os primeiros jogos de dados, passando pelos clássicos xadrez e Go, os jogos têm estado sempre presentes. É uma atração tanto antiga como atual – nunca se inventaram tantos jogos, nunca se jogou tanto como nos nossos dias. Os jogos constituem uma das facetas incontornáveis da cultura humana.
Neste livro não se pretende mostrar as regras do xadrez nem das damas. O objetivo é apresentar um conjunto de jogos considerados bons candidatos a ocupar tempo livre do leitor entre a família e os amigos que pretendem um desafio intelectual satisfatório, proporcionando longas horas de prazer lúdico.
“Não há homens mais inteligentes do que aqueles que são capazes de inventar jogos. É aí que o seu espírito se manifesta mais livremente. Seria desejável que existisse um curso inteiro de jogos tratados matematicamente.” Leibniz, 1715
(Docente da disciplina de Matemática, da Escola Profissional Agrícola Quinta. da Lageosa)
17 de maio 2023
Projeto - ESCOLA A LER – “Manual Prático de Equitação – The British e The Pony Club””
Esta publicação é o primeiro grande manual prático traduzido para Português, que vai ao encontro de
uma equitação moderna e atual. Nela poderemos encontrar as denominações teorias e práticas do
cavalo, princípios de bem-estar do cavalo assim como a base do treino e das modalidades olímpicas.
Eu aconselho esta publicação devido à forma básica e simples com que ela aborda a equitação e o cavalo.
Nesta publicação temos temas preponderantes no maneio equino:
⦁ Cuidado e tratamento do Cavalo;
⦁ Os princípios básicos do ensino do cavalo;
⦁ Modalidades equestres, e as suas especificidades;
⦁ Cuidado e tratamento de materiais para Equitação;
⦁ Identificação e classificação dos cavalos assim como a sua conformação.
(Docente da disciplina de Equitação e Formação em Contexto de Trabalho da Escola Profissional Agrícola Quinta. da Lageosa)
3 de maio 2023
Projeto - ESCOLA A LER – “Répteis e Anfíbios – Um guia para identificar facilmente 126 répteis e anfíbios”
Este livro escrito por dois importantes paleontólogos britânicos, de renome, Pamela Forey e Peter Forey, reflete o seu conhecimento sobre a evolução dos répteis e anfíbios. Os Foreys, investigaram a origem e a diversificação desses grupos de animais, incluindo o estudo de fósseis que revelam a evolução dessas espécies ao longo do tempo.
Uma das suas principais
contribuições para o estudo dos répteis e anfíbios incide sobre o desenvolvimento de uma nova teoria sobre a evolução dos vertebrados nomeadamente répteis, aves e mamíferos. Propuseram que os amniotas evoluíram a partir de um grupo de tetrápodes (animais de quatro patas) que desenvolveram ovos com casca dura, permitindo a sua reprodução em ambientes terrestres.
Além disso, os Foreys também estudaram a evolução dos anfíbios modernos, como sapos e salamandras, e sugeriram que essas espécies têm uma origem mais antiga do que se pensava anteriormente, remontando a cerca de 365 milhões de anos atrás. Os seus estudos e teorias contribuíram, significativamente, para a compreensão da evolução dos répteis e anfíbios e continuam a ser referência para os investigadores na área. O seu trabalho tem sido fundamental para o avanço do conhecimento sobre a evolução destes animais e a sua relação com o meio ambiente ao longo do tempo geológico.
Este livro é, portanto, um guia prático que permite identificar 126 répteis e anfíbios da Europa e que pela sua descrição e informação, facilita todo o processo de identificação. Deste modo, trata-se de um livro de apoio a várias disciplinas, nomeadamente, Ciências Naturais e Biologia.
Dr.ª Sofia Catarina Jorge
(Docente da disciplina de Ciências Naturais e Biologia da Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa)
20 abril 2023
Está patente na nossa Biblioteca Escolar, uma exposição subordinada ao tema: "Direitos Humanos em Banda Desenhada", de 19 a 28 de abril de 2023. Expõem-se os trabalhos realizados pelos alunos de diversas escolas do País.
18 de abril 2023
O livro "Oportunidades em Química: hoje e amanhã", de George Pimental e Janice Coonrod, enfatiza a importância da química em diversas áreas, desde a produção de medicamentos até à energia renovável, ou seja, realça a resposta das ciências químicas às necessidades da sociedade.
Os autores, apresentam aos leitores, as diversas possibilidades das ciências químicas, destacando as mudanças e avanços tecnológicos que têm transformado o setor da química nos
últimos anos, bem como as áreas de pesquisa e desenvolvimento mais promissoras.
Abordam, igualmente, os desafios que a indústria química enfrenta, como a questão da sustentabilidade e os avanços em tecnologias como inteligência artificial e nanotecnologia.
Este livro, traduzido do original americano, "Opportunities in Chemistry: Today and Tomorrow”, pode funcionar como um guia abrangente e informativo para aqueles que desejam saber mais sobre as ciências químicas. Pode ainda significar uma oportunidade de carreira nesta indústria e responde, muito bem, à multiplicidade de desafios que os avanços da química em relação com o equilíbrio difícil, entre maximizar benefícios e minimizar problemas, possam encontrar, neste livro, respostas e inspiração.
Dr.ª Susana Maria Magalhães
(Docente da disciplina de Química da Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa)
15 de março 2023
Projeto – ESCOLA A LER – “Manual del Porcicultor”
A produção de suínos é uma temática atual que prima pela eficiência em diversos domínios, os quais desde longa data têm sido objeto de investigação por parte do ITP – Institut Technique du Porc.
No momento atual, a competitividade do mercado mundial é um aspeto premente, para a viabilidade das explorações e do setor da suinicultura no nosso país.
Os
custos de produção incidem no produtor, que vê limitada a sua margem de lucro. Por outro lado, a produtividade da exploração, depende do nível técnico e é da responsabilidade do proprietário. No atual contexto, a produtividade é a chave do sucesso e da rentabilidade da exploração. Para os mais eficientes, a dimensão e a integração da produção tornaram-se a estratégia dos player's a nível nacional e internacional.
A vasta e longa experiência e Know How do ITP, culmina nesta obra com um conjunto de temáticas vitais para a área.
Esta obra editada pela prestigiada Editorial Acribia, proporciona aos potenciais visados – produtores, técnicos, professores, estudantes, um manancial de informação produtiva e técnico económica determinante para a viabilidade económica das explorações de suínos.
Para quem aprecia, o Manual del Porcicultor é uma obra cativante – uma leitura desafiante!!
Eng.º Paulo Geraldes Marques
(Docente das disciplinas de Economia e Gestão Agrícola e Contabilidade e Agricultura, da Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa).
8 de março 2023
Comemora-se hoje, 8 de março, o “DIA INTERNACIONAL DA MULHER”.
Neste dia, na Biblioteca Escolar, é possível visitar, uma exposição subordinada ao tema: "Mulheres que Mudaram o Mundo". Expõem-se os trabalhos das pesquisas realizadas pelos alunos.
Estarão também expostos alguns livros de várias escritoras, integrando esta iniciativa e como forma de divulgação do fundo documental da BE - projeto "Escola a Ler".
Esta
é uma iniciativa da disciplina de Educação para a Cidadania de Escola de Escola (EECE), do Departamento de Humanidades e da Biblioteca.
1 de março 2023


10 de fevereiro 2023
Projeto - ESCOLA A LER – “A Decadência da Arte de Mentir e a Decadência da Mentira: Uma Reflexão”
Este livro escrito por dois escritores brilhantes, Mark Twain (1835-1910) e Oscar Wilde (1854-1900), aborda o tema da mentira de forma incisiva e mordaz. Saliento que estas reflexões estão ancoradas no tempo (século XIX), não deixando de ser surpreendente a atualidade do tema. Como refere Twain, “Mentir é uma necessidade das nossas circunstâncias – é evidente, pois, a dedução de
que se trata de uma virtude”. Por sua vez, Wilde considera que esta forma de afirmar ou infirmar por alguém que sabe estar a falsear a realidade, é, por si, uma arte, mas de um ponto de vista específico. Segundo Wilde, o ato de narrar coisas falsas e belas, é o propósito da Arte, estando aqui implícita uma transformação. Por exemplo um romancista, um poeta ou um pintor, transforma e/ou faz a imitação da Vida, emprestando-lhe beleza ou aquilo que a realidade não mostra ter; o contrário também é válido, sendo, para ele, a supremacia da Arte sobre a Vida. Este livro, de reflexões escritas com engenho e arte, transportam-nos para uma realidade aparente e extraordinária, que vale a pena ler. Tal como considera Wilde a missão sublime da mentira, sem a beleza da sua transformação em arte, é repugnante.
Eng.º João Silveira Pinto
(Coordenador da Biblioteca Escolar, Dr. Júlio de Campos Melo e Matos, da Escola Profissional Agrícola Quinta. da Lageosa)
25 de janeiro 2023
"A equipa do projeto “Escola a Ler”, lança a iniciativa de divulgação do fundo documental existente na nossa biblioteca, nomeadamente o que foi adquirido ao abrigo deste projeto. Inscreve-se nas atividades “Projeto pessoal de leitura”; “Tempo para ler e pensar” e “Vou levar-te comigo”.
Trata-se de uma atividade que contará com a colaboração dos colegas, a qual se concretiza com a divulgação periódica de livros, com interesse, para leitura ou consulta da comunidade escolar.
Divulga-se a capa do livro sugerido e um pequeno texto do proponente. Esta iniciativa começa com o livro “Guia de Aves” de Assírio & Alvim, sugerido pelo colega Agostinho Ferreira, que o recomenda realçando o seu interesse.
Esta informação será divulgada pelos meios habituais e ainda num espaço reservado para o efeito, na Biblioteca."
11 de novembro 2022

11 de outubro 2022

4 de outubro 2022

5 de maio 2022
Assinala-se hoje, dia 5 de maio, o "Dia Mundial da Língua Portuguesa".
Esta iniciativa integra, também, a ação "Escola a Ler 21/23".
A nossa BE está na iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares, “Latitudes da Língua Portuguesa”, que afirma a língua portuguesa como plataforma global de entendimento e partilha entre alunos/escolas de diversas regiões e culturas do mundo e que decorre ao longo deste dia.
23 de abril 2022
Hoje, o Dia Mundial do Livro.
Pretende-se realçar a importância da leitura e a importância do livro.
Com este objetivo, a BE, produziu um vídeo alusivo que partilhamos com a comunidade escolar.
22 de abril 2022
Comemora-se hoje o "Dia da Terra".
Trata-se de uma iniciativa da BE da EPAQL e do Programa Eco Escolas da EPAQL.
Um Bom Dia da Terra!
17 de março 2022
Missão cumprida, entrega de bens alimentares, produtos de higiene, e roupas às entidades responsáveis para entrega à Ucrânia!


________________________________________________________________________________________________________________________
8 de março 2022
A iniciativa "Ajudar a Ucrânia" iniciou-se esta semana na Biblioteca Escolar com o apoio da Associaçãode Estudantes, e já está a encher caixas! A campanha continua, vamos ajudar!
